Aplicativo da Receita Federal do Brasil destinado aos declarantes do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF.
Nesta versão do APP Meu Imposto de Renda, estão disponíveis os seguintes serviços:
– Preenchimento e entrega da declaração;
– Recebimento de alertas sobre a situação da declaração;
– Perguntão (para pesquisar centenas de perguntas respondidas sobre o IRPF);
– Outros Aplicativos: acesso a outros serviços e aplicativos da Receita Federal.
Como começar:
1. Para utilizar o serviço Meu Imposto de Renda, será exigido o CPF, a data de nascimento e, em seguida, a informação, na própria tela, de um código de segurança, que é exibido logo acima das teclas para seleção.
2. Se as informações acima estiverem corretas, será mostrada uma lista com os últimos cinco anos e a situação de cada declaração.
3. Dentro de cada ano, existem diferentes opções que se modificam conforme a situação da declaração.
4. Para preencher a declaração do IRPF será necessário criar uma palavra-chave. Isso permitirá que as informações digitadas possam ser recuperadas em outro dispositivo (celular, tablet ou computador).
5. É possível iniciar no celular e terminar o preenchimento ou fazer a transmissão da declaração IRPF em outro dispositivo (celular, tablet ou computador).
6. Depois de entregar a declaração, use as opções de impressão para gerar e salvar os PDFs do recibo de entrega, declaração e, conforme o caso, do DARF para pagamento da primeira quota ou quota única do imposto.
7. Os arquivos da declaração e recibo (DEC e REC) podem ser salvos ou compartilhados, para serem guardados em algum serviço de nuvem de sua preferência, ficando assim protegidos, por exemplo, no caso de troca do aparelho.
Após a entrega:
O serviço Extrato da declaração permite consultar não só os débitos da declaração IRPF como a situação da restituição e eventuais pendências de malha. O usuário receberá alertas sempre que a situação de sua declaração for alterada, se tiver sido preenchido o número do recibo da declaração do ano anterior.
Outra forma de receber alertas é pelo Portal e-CAC:
a) Instale o APP Meu Imposto de Renda
b) Acesse, de um computador, a página da Receita Federal na internet – gov.br/receitafederal
c) Procure pelo Portal e-CAC:
– se possuir certificado digital, será necessário clicar em Entrar com gov.br e em seguida clicar em Certificado Digital;
– se não possui certificado digital, crie um código de acesso ou clique em Entrar com gov.br, faça o login na conta, a qual deve possuir um dos selos de confiabilidade do gov.br. Para atribuir um selo de confiabilidade do gov.br, vá em acesso.gov.br, faça o login na conta e clique em Privacidade;
d) Dentro do e-CAC, entre em “Declarações e Demonstrativos” e procure pelo “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)/Outros/Autorizar Acesso via Smartphones e Tablets”.
e) Poderão ser cadastrados diversos dispositivos móveis. Para cada um deles deverá ser informado um nome, uma palavra-chave de ativação e uma data de expiração dessa autorização.
f) Retorne no APP Meu Imposto de Renda, faça o login com CPF, data de nascimento e, na lista de declarações toque no canto superior direito para ATIVAR o dispositivo móvel.
g) Se o CPF possuir algum aparelho cadastrado (no e-CAC) será solicitado o nome e a palavra-chave para ativação do serviço no dispositivo móvel.
h) Uma vez ativado, o celular/tablet poderá acessar as informações daquele CPF.
i) O cancelamento de autorização de acesso de um dispositivo, ou a alteração da palavra-chave, deverá ser efetuada no e-CAC (no mesmo local do cadastramento do dispositivo).
j) Na tela de login do app, o botão ‘Outro usuário’ exibirá a lista de CPFs que acessaram o dispositivo móvel.
Permissões solicitadas pelo app:
1. Acesso ao armazenamento: para ler e gravar os arquivos da declaração, do recibo e token da transmissão .DEC, .REC e .DAT;
2. Acesso ao id do aplicativo (Firabase ID): para restauração do token da transmissão em caso de falha na sua gravação.